FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Pílulas retiradas em França são as mais vendidas em Portugal
quarta-feira, 09 janeiro 2013 17:19

pilulaAs pílulas mais vendidas em Portugal são as chamadas "pílulas de nova geração", nomeadamente aquelas cujo risco de embolia ou coágulos sanguíneo é duas vezes maior que as pílulas anteriores, segundo a Agência Europeia do Medicamento. Um comunicado que levou o governo francês a retirar toda a comparticipação a pílulas contracetivas de terceira e quarta geração.

 

O facto de terem surgido casos de AVC e diversas queixas em tribunal despoletaram esta tomada de decisão das autoridades francesas, noticiou a RTP. Acontece, no entanto, que são as pílulas mais vendidas no nosso país, sendo também maioritariamente distribuídas nos centros de saúde. De acordo com a RTP, o Infarmed anunciou que não há registos de casos em Portugal e avançou que não estão previstas alterações respeitantes às pílulas com comparticipação de 15 por cento nem na distribuição dos centros de saúde.

Na peça televisiva é ainda referido que as contraindicações são há muito conhecidas, mas a banalização do uso da pílula fez com que caíssem no esquecimento. Termina com a advertência de que há contracetivos orais de vários tipos adequados às diferentes mulheres.

Fonte: RTP

Foto: freedigitalphotos.net

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview