FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Continua a vigilância dos implantes mamários PIP
quinta-feira, 10 janeiro 2013 14:59

cmamaO Infarmed está a acompanhar os casos de incidentes provocados pelos implantes mamários da marca Ploy Implant Prothese (PIP), tendo estimado o risco de 5 por cento de rutura. Foram registados dezenas de casos em Portugal e milhares noutros países.

 

Enquanto entidade responsável pelo Sistema Nacional de Vigilância de Dispositivos Médicos, tem vindo a relembrar, através de comunicados, a necessidade da notificação dos incidentes ocorridos no nosso país, para adequar a gestão do risco e a garantir os melhores níveis de segurança na sua utilização. Os problemas causados, entre outros reações alérgicas, deve-se às propriedades físico-químicas do silicone.

As mulheres que fizeram implantes mamários com esta marca devem consultar o cirurgião ou o médico de família, para que seja feita uma vigilância adequada. Por seu turno, os médicos que seguem as portadoras de PIP devem relatar os incidentes no formulário disponível no site. A informação recolhida vai depois servir integrar a já existente a nível internacional.

O SNS assegura a implantação de uma nova prótese se a intervenção com PIP foi feita numa unidade do SNS e nos casos de reconstrução mamária pós-mastectomia.

Fonte: Infarmed

Foto: freedigitalphotos.net

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview