FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Solução para regeneração óssea em desenvolvimento
segunda-feira, 14 janeiro 2013 10:21

Miguel GamaO laboratório Funcarb - FUNctional CARBohydrates Nanobiotechnology Group do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho está a acolher o desenvolvimento de um dispositivo com elevado potencial biomédico para uma variada gama de aplicações em medicina regenerativa. Denominado Rebone, é financiado pelo programa EuroNanomed.


O primeiro produto fruto desta investigação será um substituto ósseo injetável para regeneração óssea, que vai permitir responder a fraturas, doenças degenerativas e problemas de envelhecimento.

O dispositivo baseia-se num hidrogel – um material altamente poroso e hidratado – à base de dextrino (polímero). "Não existem hidrogéis com base neste material, sendo ainda muito reduzidas as aplicações biomédicas com recurso ao mesmo. A substância é obtida a partir de processos químicos simples, expeditos e económicos. Trata-se de uma matéria-prima de origem natural e com grau de pureza elevado", diz Miguel Gama, professor do Departamento de Engenharia Biológica e coordenador deste projeto.

Miguel Gama coordena o grupo Funcarb, que tem cerca de 20 investigadores. Publicou dezenas de trabalhos em revistas internacionais, é orientador de estudantes de doutoramento e a sua atividade de investigação relacionou-se, até 2005, com a enzimologia de celulases e a biotecnologia na indústria do papel. Desde esta altura, está ligado ao desenvolvimento de biomateriais para aplicação biomédica.

Fonte: Universidade do Minho

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview