FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Medicamentos para dislipidemia podem ser suspensos
segunda-feira, 14 janeiro 2013 11:53

infarmed Edificio Sede artigoFoi recomendada a suspensão do uso dos medicamentos Tredaptive, Pelzont e Trevaclyn (ácido nicotínico + laropiprant), utilizados no tratamento de dislipidemia em adultos. A recomendação feita pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ainda vai ter um parecer final, nomeadamente após avaliação do Comité para Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMA.


A revisão de segurança destes medicamentos começou depois de a EMA ter acesso a um estudo, que envolveu mais de 25 mil doentes, onde foram levantadas dúvidas em relação aos benefícios. Além disso, segundo o mesmo estudo, têm efeitos adversos graves, como diabetes e infeções.

Em Portugal só são comercializados os medicamentos Tredaptive e Trevaclyn, sendo que o Infarmed recomenda que os médicos não iniciem o tratamento com estes medicamentos e que os doentes não interrompam a terapia sem consultar o seu médico.

De notar que os referidos fármacos receberam autorização por parte da EU para serem usados em combinação com uma estatina quando o clínico verifica que o tratamento com Estatinas em monoterapia não é suficiente.

Fonte: Infarmed

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview