FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Sida, cancro da mama e medicamentos biológicos em destaque no Jornal de Saúde Pública
segunda-feira, 14 janeiro 2013 15:21

Sida, cancro da mama e medicamentos biológicos em destaque no Jornal de Saúde PúblicaTodos os anos surgem cerca de 1000 novos casos de SIDA em Portugal, noticia a edição de janeiro do Jornal de Saúde Pública, editado pela NewsFarma e distribuído com o semanário Expresso.

 

Este é o principal destaque do jornal que afirma, ainda, que a SIDA era considerada mortal, no passado, mas, "com toda a evolução clínica e terapêutica, passou a ser encarada com outros olhos e os doentes ganharam em termos de qualidade de vida".

O cancro da mama, os medicamentos biológicos, a anemia e o racionamento da saúde são outros dos destaques da capa do jornal. Sobre o cancro da mama escreve-se que "é o tumor maligno com maior incidência no sexo feminino, que em Portugal se manifesta com 5300 novos casos/ano e é responsável por cerca de 1500 mortes/ano. Dado o extenso impacto familiar, social, económico e cultural, é uma doença que desperta e exige um grande empenhamento do ponto de vista clínico e terapêutico".

No trabalho sobre a anemia dá-se conta da criação do Anemia Working Group, uma associação recém-criada no nosso país que visa aumentar o conhecimento sobre as anemias, e que vai desenvolver um estudo epidemiológico que pretende obter um retrato nacional concreto da prevalência da doença, para posteriormente ser possível uma melhor definição de estratégias de abordagem.

Medicamentos biológicos – sabe realmente o que são? Sabe o que os distingue dos fármacos convencionais? Esta são as perguntas colocadas no dossier sobre o tema que o Jornal de Saúde Pública publica nesta edição.

Veja aqui a edição integral de janeiro.

Fonte: NewsFarma

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview