FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Mortalidade infantil aumenta em Portugal
quarta-feira, 23 janeiro 2013 14:48

site DGS artigoEm 2011 houve um aumento da mortalidade infantil, devido ao incremento da mortalidade neonatal, ainda que a mortalidade no primeiro dia de vida tenha diminuído. Esta é uma conclusão do "Estudo comparativo do número de óbitos e causas de morte da mortalidade infantil e suas componentes (2009-2011)" da responsabilidade da Direção de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde.


A pesquisa, apresentada esta semana, teve como principal objetivo estudar ao pormenor a mortalidade infantil com o intuito não de explicar mas de expor o que foi observado, no sentido de fornecer pistas para a discussão.

No que respeita à evolução da taxa de mortalidade nos últimos anos foi possível concluir que a mortalidade infantil de 2011 ocupa uma posição intermédia relativamente a 2010 e a 2009. O aumento da mortalidade infantil em 2011 referido tem unicamente por base o incremento da mortalidade neonatal (óbitos antes do 28.º dia de vida).

Na sequência deste estudo, foram elaboradas diversas recomendações entre elas o desenvolvimento de mecanismos locais, envolvendo os agrupamentos de centros de saúde (ACES) e os hospitais, para monitorização e implementação de medidas corretivas necessárias já em 2013.

Fonte: DGS

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview