FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Radioterapia: falta de equipamento inviabiliza 19% dos tratamentos
quinta-feira, 24 janeiro 2013 13:17

logo lanoncEm Portugal, 19 por cento dos tratamentos de radioterapia não foram realizados, porque os serviços não tinham disponíveis máquinas específicas. A informação é divulgada num estudo, sobre o acesso aos serviços de radioterapia europeus, publicado no The Lancet Oncology e citado pelo thejournal.ie.


De acordo com a pesquisa existem diferenças entre os 33 países europeus registados no Diretório de Centro de Radioterapia (DIRAC) e, no caso das falhas detetadas no nosso país, indica que as mesmas podem ser colmatadas se houvesse uma organização mais eficiente na área da prestação de serviços em radioterapia.

Mas são mais os países cujos serviços de radioterapia não garantem o devido tratamento aos doentes oncológicos. Os investigadores irlandeses verificaram que na Itália a falha na garantia das necessidades ronda os 16 por cento, na Áustria é de cerca de 20 por cento e no Reino Unido e Alemanha aproxima-se dos 21 por cento.

A mesma pesquisa mostra que a disponibilidade nestes serviços varia não só entre os países como entre as regiões. A título de exemplo, os países nórdicos possuem máquinas mais avançadas que os países de leste.

Fonte: thejournal.ie

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview