FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Investigação visa melhorar o combate às metástases
quarta-feira, 30 janeiro 2013 09:47

Maria João QueirozNovos compostos para ensaios clínicos e posterior aplicação como fármacos antitumorais e/ou antiangiogénicos estão a ser desenvolvidos num projeto multidisciplinar, coordenado por Maria João Queiroz na área da química orgânica do Centro de Química da Universidade do Minho (na foto).


A angiogénese tumoral é o processo de vascularização, que permite o fornecimento de oxigénio e nutrientes às células tumorais, pelo que a proposta incide na síntese de novos compostos que inibam a angiogénese e a progressão dos tumores. A inibição pode, por um lado, tratar o tumor evitando o seu crescimento e, por outro, evitar a metástase. A obtenção de novos compostos vai exigir a realização de testes clínicos por parte da indústria farmacêutica.

Esta investigação, cujos resultados finais vão ser publicados até ao final do ano, é financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e conta ainda com os contributos da química computacional (Instituto Politécnico de Bragança) e da biologia celular e molecular (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).

Fonte: Universidade do Minho

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview