FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Dor oncológica: médico do IPO Lisboa vence prémio
sexta, 01 fevereiro 2013 12:12

pauloreispina artigoA investigação realizada a 264 doentes, com cancro ativo e com dor oncológica, seguidos na consulta de dor do IPO Lisboa, valeu a Paulo Reis Pina, médico do IPO Lisboa, o Prémio Grünenthal/ASTOR (Associação para o Desenvolvimento da Terapia da Dor).


O prémio destina-se a distinguir trabalhos originais em língua portuguesa sobre aspetos de investigação clínica, no âmbito do tratamento da dor, ou descrição de casos clínicos.

Com este estudo, Paulo Reis Pina pretendeu demonstrar que a intensidade da dor numa avaliação inicial é um fator preditivo no tratamento da dor oncológica. O médico também quis identificar outros fatores inerentes a características individuais, clínicas, tumorais e dolorosas, que pudessem afetar a expressão da complexidade relacionada com essa avaliação.

Uma das conclusões do investigador mostra que a intensidade da dor não depende de características como a condição clínica ou a fase do cancro. A intensidade da dor parece estar mais associada a características próprias do tratamento da dor dos doentes oncológicos.

Fonte: LPM

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview