FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Hospitais do Serviço Nacional de Saúde realizaram mais 19.386 cirurgias
segunda-feira, 11 fevereiro 2013 13:09

artigo acssA atividade cirúrgica no Serviço Nacional de Saúde teve um crescimento de 4,1 por cento em novembro de 2012, em relação ao período homólogo do ano anterior. Realizaram-se mais 19.386 cirurgias que em igual período de 2011 e, no total, até ao passado mês de novembro de 2012, foram efetuadas 497.774 cirurgias nos hospitais do SNS. Este aumento está relacionado com um conjunto de alterações no Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), com vista a cumprir os tempos máximos de resposta garantidos (TMRG).


Por exemplo, o hospital de origem do doente passou a ter a responsabilidade financeira pela realização atempada de toda a atividade cirúrgica inscrita nas listas de inscritos para cirurgia da respetiva instituição hospitalar é uma das modificações. Também o prazo para emissão de nota de transferência cirúrgica entre hospitais públicos foi reduzido de seis para quatro meses.

Todas estas alterações, certamente contribuíram para a nota positiva ao SNS patente no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que aborda a espera das cirurgias como um problema de acesso nos países ocidentais. O SIGIC foi reconhecido como um programa estrutural e exemplar para os restantes países membros da organização, anuncia a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) no seu site, onde aproveita para felicitar a equipa da Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia do Departamento de Prestações de Saúde - UCGIC/DPS, que gere diariamente este programa.

Fonte: ACSS

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview