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INEM atendeu 1,1 milhões de chamadas em 2012
terça-feira, 19 fevereiro 2013 16:05

INEM artigoOs Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) atenderam 1.150.107 chamadas de emergência durante 2012. Neste mesmo ano o CODU foi distinguido com a Certificação de Qualidade de Nível Avançado atribuída pelo Comité de Certificação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), da Consejeria de Salud y Bienestar Social, o modelo adotado pelo Ministério da Saúde português para a acreditação de unidades de saúde.


Segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), as chamadas diziam respeito a pedidos de socorro efetuados para situações de assistência a vítimas de acidente ou doença súbita e o atendimento das mesmas originou a ativação de 926.040 meios de emergência, entre os diversos tipos de ambulância (emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas e helicópteros.

Os CODU recebem as chamadas previamente atendidas pela Polícia de Segurança Pública. Apenas dizem respeito a situações de urgência ou emergência médica e uma vez em contacto com o operador do centro o utente deverá facultar toda a infiormação solicitada, pois dela vai depender o desempenho.

O INEM aconselha a população a marcar o Número Europeu de Emergência (112) em situações de emergência, em que há perigo de vida por exemplo.

Fonte: Portal da Saúde

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