FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

DGS arranca com Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos
segunda-feira, 25 fevereiro 2013 11:02

artigo DGSA Direção-Geral da Saúde vai desenvolver o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA). Com este projeto, está previsto reverter algumas situações, entre elas a prevalência de infeções nosocomiais.


A decisão foi anunciada pelo Ministério da Saúde num despacho publicado em Diário da República, dia 22 de fevereiro, e a decisão teve em consideração o facto de as infeções associadas aos cuidados de saúde dificultarem o tratamento dos doentes. Também porque causam mobilidade e mortalidade, bem como do consumo acrescido de recursos quer hospitalares, quer da comunidade. Teve, ainda, em conta de que Portugal apresenta uma elevada taxa de prevalência de infeções nosocomiais relativamente a outros países da União Europeia.


O diploma que entrou em vigor a partir da data da publicação determina que a DGS apresente, no prazo de 60 dias, o modelo de governação do PPCIRA, assim como o respetivo plano de atividades, os recursos necessários e o orçamento. A DGS vai monitorizar o cumprimento do despacho em articulação com as administrações regionais de saúde.


Fonte: Portal da Saúde

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview