FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Lei antitabaco: 96% dos portugueses são a favor
terça-feira, 26 fevereiro 2013 15:32

cigarrosA proteção contra o fumo passivo na União Europeia aumentou, porém ainda não é suficiente, segundo o relatório da Comissão Europeia apresentado esta semana. Neste documento vem referido que 96,3 por cento da população portuguesa apoia a proibição do fumo em bares, discotecas, restaurantes, centros comerciais, transportes públicos, escolas e hospitais.


O apoio da opinião pública à legislação antitabaco é elevado noutros estados membros. A Irlanda (83 por cento) e a Escócia (69 por cento) servem para exemplificar. Aliás, o relatório indica que, de uma forma geral, a proteção contra o tabagismo passivo melhorou na UE. Os dados mostram que 28 por cento dos europeus estiveram expostos ao tabagismo passivo em bares, em 2012, representando uma diminuição de 46 por cento relativamente a 2009.


Outra das conclusões deste relatório diz respeito aos efeitos positivos para a saúde, que são imediatos e incluem uma redução na incidência de ataques cardíacos e melhorias na saúde respiratória.


O documento foi elaborado com base em relatos dos 27 estados membros, na sequência da recomendação do conselho sobre ambientes livres de fumo. Em Portugal a lei que protege os cidadãos do fumo passivo, proibindo fumar em locais públicos, entrou em vigor em janeiro de 2008.


Fonte: Comissão Europeia
Foto: freedigitalphotos.net

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview