O programa consistiu em ações formativas de seis meses, organizadas com o intuito de ensinar os participantes a fazer alterações simples nos seus hábitos diários. Consequentemente, perderam peso e adotaram um estilo de vida mais saudável, logo vão evitar complicações associadas à diabetes e viver melhor com a doença.
Organizado pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, já tinha arrancado em 2011 na qualidade de projeto piloto e só em 2012 foi implementado a nível nacional. O programa conta com o patrocínio da Direção-Geral da Saúde e do Programa Nacional para a Diabetes e com o apoio da Novartis.
A seleção dos participantes foi feita pelos médicos de família das Unidades de Saúde de todo o país, com base em critérios como o excesso de peso e a necessidade de alteração do estilo de vida. Depois deste passo, foi endereçado um convite aos doentes e respetivos familiares, para participarem em sessões ministradas por enfermeiras. Nestas ações receberam formação e informação sobre as mudanças que deviam ser feitas no sentido de melhorar o estilo de vida.
Fonte: GCI