FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Diabetes: centros de saúde e hospitais vão ter consultas autónomas
quarta-feira, 27 fevereiro 2013 16:02

artigo logotipoCentros de saúde e hospitais públicos vão ser dotados de consultas autónomas de diabetes, com o objetivo de travar esta doença que em Portugal ainda é subdiagnosticada e subtratada.

 

 

O despacho do secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde que cria as Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD) e as consultas a autónomas de diabetes nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e das Unidades Integradas de Diabetes (UID) nos hospitais foi já publicado em Diário da República.


A criação destas unidades surge na sequência da proposta do Programa Nacional para a Diabetes, bem como da resolução do Parlamento Europeu que desafia a sociedade a dar resposta no sentido de travar o aumento da diabetes. O despacho 3052/2013 refere inclusive que a diabetes atinge um milhão de portugueses, dos quais metade nem tem conhecimento.


No despacho é mencionada a importância da prevenção não apenas para tratar e controlar a própria diabetes como as respetivas complicações, como a cegueira ou amputação dos membros. A educação para a saúde e a autogestão da doença auxiliada por uma equipa multidisciplinar vem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do doente, refere o despacho, que menciona a importância destas unidades neste aspeto. Refere ainda com maior detalhe informações relevantes das UCFD, das consultas nos ACES e das UID dos hospitais.


Fonte: Diário da República

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview