FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Craving por chocolate é um distúrbio
quinta-feira, 28 fevereiro 2013 16:14

artigo ID-1003671O desejo intenso, intrusivo e irreprimível pelo consumo de chocolate tem um nome: craving por chocolate. A Acta Médica Portuguesa, revista científica da Ordem dos Médicos, publicou um artigo da autoria de Ana Luísa Almada e Manuela Silva, que defendem ser importante consciencializar tanto os profissionais da saúde como a população, na opinião das autoras.


O distúrbio tanto pode estar associado a fatores biológicos como psicológicos e pode dar origem a doenças como a obesidade, a ansiedade ou a depressão. Por norma, são as próprias pessoas a identificar o problema. Mas, a avaliação é feita através de questionários específicos, como o Attitudes to chocolate questionnaire (ACQ), o Trait and state food craving chocolate questionnaires (FCCQ-T) ou o Chocolate reactivity questionnaire (CRQ).


A terapêutica não é específica, baseando-se muito em abordagens psicológicas e/ou estratégias usadas nos casos de adição em geral. Em alguns casos, os médicos podem recorrer à terapia farmacológica.


As autoras pretendem incrementar o conhecimento, bem como incentivar a investigação na área com este artigo exaustivo, que aborda a fisiopatologia, a epidemiologia, o diagnóstico, as complicações, o tratamento e a prevenção do craving por chocolate.


Fonte: Acta Médica Portuguesa
Foto: freedigitalphotos.net

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview