FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
As doenças da tiróide e a gravidez
segunda-feira, 01 fevereiro 2016 15:10

As doenças da tiróide são relativamente frequentes na população e, em particular, nas mulheres em idade fértil. O Grupo de Estudo da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) reuniu informações importantes sobre as doenças da tiróide durante a gravidez.

A tiróide fetal e o sistema que normalmente regula a sua função só funcionam em pleno a partir das 20 semanas de gestação. Até lá, o feto depende exclusivamente das hormonas tiroideias maternas que são essenciais para um normal desenvolvimento do sistema nervoso central.

A gravidez pode alterar a evolução natural das doenças da tiróide e as doenças da tiróide (e o seu tratamento) possam afectar a evolução normal da gravidez, a mulher grávida e o feto.

O diagnóstico é feito através do doseamento das hormonas tiroideias no sangue e da ecografia da tiróide. É importante relembrar que, na gravidez, os resultados das análises poderão ter uma interpretação diferente, porque os valores de referência habituais apresentados pelo laboratório podem não ser adequados para a gravidez.

Hipotiroidismo, hipertiroidismo, tiroidite e doença nodular são as doenças da tiróide mais comuns. Descarregue o ficheiro que o Grupo de Estudo da Tiróide preparou e fique a conhecer as implicações e tratamentos destas doenças.

Saiba mais aqui.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview