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Saúde
Oito mandamentos para uma boa noite de sono
sexta, 18 março 2016 16:18

Saiba que 45% da população mundial sofre de distúrbios do sono?

 

A propósito do Dia Mundial do Sono, que se comemora hoje, dia 18 de março, a especialista Fátima Teixeira, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, explica que "é fundamental que a população interiorize que um sono reparador e de qualidade é tão importante quanto uma dieta alimentar equilibrada ou o exercício físico".

A especialista lança o alerta: “noites mal dormidas ou mesmo sem dormir podem ter graves efeitos na qualidade de vida e na saúde das pessoas”.

Dor de cabeça, sonolência durante o dia, alteração do humor, diminuição do rendimento intelectual, aumento da probabilidade de acidentes de viação ou de trabalho são algumas das consequências de uma noite mal dormida.

Leia e adote estes oito mandamentos para melhorar a qualidade do seu sono e da sua saúde!

1 - Deite-se e levante-se sempre à mesma hora, todas as noites
2 - Evite o tabaco, álcool e bebidas com cafeína (café, chá preto, coca cola entre outros) a partir do final da tarde
3 - Pratique exercício físico regular, preferindo os períodos da manhã ou almoço e evite a sua prática pelo menos 4 horas antes da hora de dormir
4 - Crie no quarto boas condições para o repouso, temperatura adequada, pouca luz e sem ruído
5 - Evite ler, ver televisão ou alimentar-se na cama
6 - Faça refeições ligeiras à noite e não se alimente próximo da hora de dormir
7 - Evite sestas em caso de dificuldade em adormecer
8 - Não leve as preocupações diárias para a cama, tente libertar-se delas antes de ir dormir.

Estes mandamentos fazem parte da campanha lançada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia para promover a qualidade do sono na população. 

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