FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Cascais há 25 anos a salvar vidas
terça-feira, 19 abril 2016 12:58

O Hospital de Cascais está a comemorar os 25 anos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER de Cascais). Esta viatura de emergência foi a primeira em Portugal

 

“As viaturas de emergência e reanimação são, sem dúvida, uma mais-valia para a população. Uma vez que a primeira abordagem terapêutica ao doente é feita por uma equipa médica, há mais hipóteses de que este seja estabilizado. O doente não só ganha tempo como qualidade no tratamento”, afirma Ana Galiano, Coordenadora do Serviço de Urgência do Hospital de Cascais, no qual a VMER está integrada.

José Friães, enfermeiro coordenador do Serviço de Urgência do Hospital de Cascais, conta que “as primeiras equipas eram compostas por um médico e por um tripulante. Nove anos depois os tripulantes começaram a ser substituídos por enfermeiros e o INEM passou a gerir todas estas viaturas que, entretanto, se espalharam pelo país”.

“O Hospital de Cascais foi o primeiro do país a ter uma VMER e as vantagens desta união ao hospital são óbvias: existe uma clara ligação e proximidade entre quem opera a VMER e quem dá assistência à área de influência da unidade hospitalar. Há uma proximidade com a população que servimos”, detalha Vasco Antunes Pereira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais.

A VMER é um veículo que se destina ao transporte rápido de um médico e um enfermeiro ao local onde se encontra o doente. Está equipada com Suporte Avançado de Vida e tem como função estabilizar as vítimas de acidente ou doença súbita e acompanhar o seu transporte ao hospital.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview