FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Figuras públicas alertam para diagnóstico e controlo da asma
sexta, 29 abril 2016 15:28

O Dia Mundial da Asma, celebrado a 3 de maio, tem como lema “Que a asma não te pare!” e este ano tem o apoio de várias figuras públicas. António Zambujo, José Eduardo Agualusa, Andreia Rodrigues, Maria Rueff e Dalila Carmo são os protagonistas de um vídeo de sensibilização para o diagnóstico e controlo da asma.

 

No vídeo, que vai passar nos principais canais nacionais e também nas redes sociais, é feito um alerta para importância de consultar um médico para diagnosticar e tratar a asma.
A campanha é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), do Grupo de estudos de doenças respiratórias da APMGF (GRESP) e da Mundipharma.

Atualmente, as principais dificuldades no controlo da asma são a inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo e a utilização incorreta dos dispositivos inalatórios. Por isso, a SPAIC e o GRESP aproveitam a efeméride para alertar para o facto da asma ser uma patologia subdiagnosticada e subtratada.

A doença atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e perto de 700 mil pessoas em Portugal. Quase metade dos asmáticos portugueses não tem a doença controlada (43% da população geral e 51% da população pediátrica). Cada 9 em 10 doentes com asma não controlada tem percepção errada do estado de controlo da sua doença, o que pode dificultar a procura de melhor tratamento e controlo. Uma das consequências do mau controlo são as agudizações graves de asma com necessidade de internamento.

As entidades envolvidas nesta campanha pretendem alertar os asmáticos que existe uma solução para o seu problema respiratório crónico, que não necessitam de viver em esforço e com falta de ar, que podem controlar e vencer a sua asma e que podem e devem conquistar a sua saúde e o seu bem-estar.
© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview