FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Mundial da Asma: metade dos doentes diagnosticados estão mal controlados
segunda, 02 maio 2016 14:15

“Se toma medicação de crise (“SOS”) mais do que uma vez por semana, se tem mais do que uma noite mal dormida por mês e mais do que uma crise asmática por ano, é possível que a sua asma não esteja controlada, pelo que deve consultar o médico”, alerta Mário Morais de Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos, a propósito do Dia Mundial da Asma, que se comemora amanhã, 3 de maio.

 

Nesta efeméride, a Associação Portuguesa de Asmáticos (APP) apresenta uma campanha de sensibilização sobre a asma grave, com o objetivo de melhorar o conhecimento junto dos doentes e aumentar o controlo desta doença. “Eu tenho a asma grave na mão” dá o mote a esta iniciativa que se insere nas comemorações do Dia Mundial da Asma.

“Quando a asma não está controlada, os doentes sentem uma limitação da sua qualidade de vida, sendo a doença causa frequente de faltas à escola ou ao trabalho, recursos ao serviço de urgência e internamentos hospitalares”, refere o imunoalergologista Mário Morais de Almeida.

“A limitação da qualidade de vida, incluindo da realização de atividades desportivas, é frequente. Tosse, pieira ou dificuldade em respirar desencadeadas pelos esforços físicos, riso ou choro são características de uma asma que não está controlada”, esclarece o médico.

O especialista refere que quase metade dos doentes já diagnosticados estão mal controlados, sendo que quase 80% dos casos de asma grave não cumprem bem a medicação ou não têm acesso à medicação mais eficaz.

A campanha “Eu tenho a asma grave na mão” resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Asmáticos e a Novartis e pretende por isso chamar a atenção dos doentes, profissionais de saúde e do público em geral para a asma como um problema global de saúde pública, aumentando a literacia sobre esta importante doença.

Para mais informações consulte: www.apa.org.pt oufacebook.com/APAsmaticos/.

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview