FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Workshop sobre hipertensão arterial como forma de sensibilizar para a doença
quarta-feira, 11 maio 2016 14:20

A fim de aumentar a sensibilização para a hipertensão arterial, o Hospital Lusíadas Porto vai realizar, dia 14 de maio, entre as 10h00 e as 13h00, um workshop sobre a hipertensão na criança e no adulto.

 

“As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e um dos principais fatores de risco destas doenças é, de facto, a hipertensão arterial. Por este motivo, é necessário reforçar, junto da população, a importância do controlo da tensão arterial como forma de prevenção destas doenças”, revela Severo Torres, coordenador da unidade de Cardiologia do Hospital Lusíadas Porto.

O especialista acrescenta que “o estilo de vida é determinante na subida dos valores da pressão arterial. Diminuir o consumo de sal e de álcool, não fumar, evitar alimentos salgados ou ricos em gorduras e açúcar bem como recorrer à prática regular de exercício físico, pelo menos três vezes por semana, podem ser excelentes aliados no controlo da hipertensão arterial, reduzindo o risco de complicações graves”.

Se a doença não for tratada, “a pressão arterial elevada pode causar alterações do ritmo do coração e da sua estrutura, contribuindo para o desenvolvimento, a longo prazo, de insuficiência cardíaca. Ao provocar lesões na parede das artérias, aumenta o risco de enfarte agudo do miocárdio e constitui o principal fator de risco para o acidente vascular cerebral (AVC)”, conclui o especialista.

Neste sentido, esta iniciativa visa reforçar a importância do controlo da tensão arterial e vai contar com a participação de especialistas das áreas de Cardiologia, Medicina Interna e Nutrição. As inscrições devem ser realizadas através do contacto marketing@lusiadas.pt.

Para mais informações consulte o site do Hospital Lusíadas Porto.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview