FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
O AVC em idade jovem
quinta-feira, 12 maio 2016 11:54

O acidente vascular cerebral (AVC), ainda que seja uma doença maioritariamente associada a pessoas idosas, pode também ocorrer nos mais jovens.

 

Um estudo recente mostrou um aumento na incidência de AVC, entre 1999 e 2005, em idades mais juvenis. Este é um tema de elevada importância para a saúde pública, tendo em conta que a incapacidade derivada desta doença acontece numa idade produtiva e dura por muitos mais anos.

Existe, assim, a necessidade de compreender melhor os fatores associados ao AVC, isto porque o diagnóstico tardio pode trazer consequências graves a longo prazo. Cerca de 10 a 15% dos AVCs ocorrem em pessoas com idades inferiores a 45 anos e, nestes casos, o diagnóstico e o tratamento podem representar um desafio.

Apesar da origem da doença ser diferente, comparativamente ao que acontece em idades mais avançadas, os fatores de risco são semelhantes nas duas faixas etárias, salientando-se a hipertensão, a dislipidemia e o tabaco. Em termos de prevenção, as estratégias são semelhantes e não existem recomendações específicas para os mais jovens.

A prevenção e tratamento do AVC está em destaque na 2.ª Conferência da European Stroke Organisation (ESOC), que decorre até hoje em Barcelona, e junta profissionais de saúde e investigadores de diversos países com o objetivo de melhorar as abordagens na prática a esta doença.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview