FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Hipotiroidismo: definição, sintomas e tratamento
sexta-feira, 17 junho 2016 12:10

De acordo com o Grupo de Estudo da Tiroide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, o hipotiroidismo é uma condição em que as hormonas da tiroide estão em quantidades insuficientes no sangue, comprometendo o normal funcionamento do organismo.

 

Os sintomas incluem o aumento da sensibilidade ao frio, fadiga, cansaço fácil, obstipação, pele seca, queda de cabelo, cabelo fino e quebradiço, irregularidades menstruais, ligeiro aumento de peso (retenção de fluidos), mialgias e parestesias.

Não sendo de alguma forma específicos do hipotiroidismo, todos estes sintomas podem estar presentes noutras doenças e condições, querendo isto dizer que algumas pessoas verificam a ocorrências de todos os sintomas e não têm esta doença.

No que respeita ao tratamento, é necessária a administração da hormona da tiroide, na forma de L-tiroxina (T4), a fim de fornecer ao organismo a quantidade que foi deixada de produzir, regularizando-o. As doses poderão variar ao longo do tempo na mesma pessoa, o que obriga a que o seguimento seja continuado para ajustar a posologia.

Ainda que a maioria dos casos sejam definitivos, desde que o tratamento seja bem realizado, as pessoas não terão quaisquer sinais ou sintomas.

Para mais informações sobre esta condição, visite o site www.spedm-tiroide.org.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview