FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

41,5 por cento dos acidentes são com crianças
quinta-feira, 14 março 2013 11:39

Kids artigoEm Portugal resultam em internamento 6,6 por cento do total de acidentes reportados. É em crianças até aos 14 anos que ocorrem cerca de 41,5 por cento do total de acidentes. Ocorreram em casa (36,4 por cento), na escola (22,7 por cento) e em atividades ao ar livre (11,5 por cento), sendo que 20,5 por cento aconteceram dentro de casa. Eis dados provisórios referentes a 2012 do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

 

No que respeita ao mecanismo de lesão a queda foi o que revelou uma percentagem mais elevada (59,4 por cento) seguida de atingido por um objeto (11,7 por cento). Mais dados obtidos graças à atividade do sistema nacional de vigilância dos acidentes EVITA, que recolhe dados nos serviços de urgência sobre acidentes domésticos e de lazer.

 

De acordo com um comunicado enviado pelo INSA, os dados obtidos até à data atingiram uma certa estabilidade. O instituto refere a importância destas informações para a criação de programas de prevenção e mostra a intenção de melhorar a recolha de dados.

 

O instituto indica ainda que segundo a 4.ª edição do relatório sobre Acidentes na União Europeia uma média anual de 40 milhões de pessoas na UE necessitam de tratamento hospitalar e 233000 pessoas morrem como resultado da ocorrência de um acidente.

 

Nos últimos cinco anos os acidentes relacionados com o tráfego rodoviário e o trabalho diminuíram, o que não aconteceu em relação aos traumatismos por acidentes domésticos e de lazer, de acordo com este relatório, que sublinha haver diferenças entre os países da UE. A maioria dos traumatismos (73 por cento) deve-se a acidentes domésticos e de lazer, afetando particularmente grupos vulneráveis, indivíduos com menos recursos, crianças e idosos.

 

Fonte: INSA

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview