FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Vê mal ao longe e bem ao perto? Pode ter miopia
sexta-feira, 01 julho 2016 12:23

Numa visão normal, as imagens são focadas na retina, uma membrana que as converte em impulsos nervosos e que transmite a informação ao cérebro, através do nervo ótico.

 

Na miopia, erro refrativo do globo ocular, as imagens são focadas antes da retina, o que faz com que a informação transmitida ao cérebro não esteja correta. Quanto mais acentuada, menor é a distância necessária para ver nitidamente.

Estima-se que este distúrbio visual afete cerca de um quarto da população mundial, iniciando-se na infância ou na adolescência e progredindo ao longo dos anos até estabilizar. Vários são os sinais que indicam a existência miopia, podendo estes ser mais ou menos acentuados, consoante o grau de miopia. São eles:

-Visão turva, baça, distorcida ou desfocada ao longe;
-Necessidade de semicerrar os olhos para tentar ver melhor;
-Fadiga ocular;
-Dor de cabeça;
-Dificuldade em conduzir, especialmente à noite (miopia noturna), o que pode potenciar acidentes
-Dificuldade em realizar atividades normais do dia-a-dia ou de as realizar tão bem ou com tanto prazer como desejaria

No que respeita às crianças, deve-se ter especial atenção a sinais como se sentarem muito próximo da televisão, piscar ou esfregar os olhos frequentemente, demonstrarem desinteresse pelo que se passa a alguma distância, dificuldade em lerem o que está mais distante, erros a copiar do quadro e diminuição da atenção nas aulas e até do aproveitamento escolar.

Apesar disto, a miopia pode ser corrigida através de lente de correção (óculos ou lentes de contacto), de uma cirurgia refrativa, em que se aplica o laser na camada mais profunda da córnea, alterando a sua curvatura e tornando-a mais plana, e ainda através de lentes intraoculares.

Fonte: Saúde Cuf

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview