FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Sofre de acne na idade adulta? Saiba mais sobre a doença
quinta-feira, 07 julho 2016 11:17

Ainda que seja mais frequente na adolescência, a acne, doença inflamatória da unidade pilossebácea, pode surgir em qualquer idade.

 

Devido às alterações hormonais, afeta mais mulheres do que homens. No entanto, a toma de determinados fármacos, a aplicação de produtos inadequados ao tipo de pele e até mesmo a maquilhagem, podem potenciar esta condição cutânea.

O seu desenvolvimento pode abranger desde retenção de material sebáceo nas glândulas, até à inflamação e infeção das glândulas devido à proliferação de microrganismos bacterianos.

Idealmente, o tratamento deve ser iniciado ainda durante a fase de retenção e consiste na abertura dos poros a fim de eliminar o material sebáceo acumulado. Os tipos de tratamentos utilizados vão depender da fase em que a acne se encontra, sendo que numa primeira fase é aconselhável usar produtos que promovam a descamação e a desobstrução dos poros, bem como produtos reguladores da produção de sebo. Já na fase inflamatória, pode ser indicado utilizar agentes antisséticos, antibióticos e retinoides (derivados da vitamina A).

Após o tratamento, é aconselhado fazer-se uma terapêutica de manutenção que envolve produtos adequados ao tipo de pele, não oclusivos e não gordurosos.

Existem alguns cuidados que ajudam a prevenir ou a não agravar esta doença, nomeadamente, lavar o rosto duas vezes por dia, optar por cosméticos oil-free, fazer uma esfoliação ligeira ao rosto uma/duas vezes por semana, não mexer nas lesões, fazer uma alimentação saudável, aprender a controlar o stress e evitar ambientes poluídos.

Consultar um dermatologista e fazer uma avaliação individual atempadamente evita que as formas iniciais da acne se transformem em lesões inflamatórias que, por seu turno, podem levar à formação de cicatrizes residuais. Por outro lado, não atuar nos fatores que potenciaram a acne pode fazer com que esta se torne crónica.

Fonte: Saúde Cuf

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview