FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Estudo internacional revela que cafeína diminui a memória do medo
quarta-feira, 27 julho 2016 11:03

O medo está a associado a fobias, stress pós-traumático e depressão, havendo por isso um grande interesse por parte da comunidade científica em manipular esta reação emocional.

 

Tendo em conta um estudo realizado em conjunto por cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), “o consumo regular de doses moderadas de cafeína reduz a expressão do medo, abrindo portas para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas no controlo de fobias e depressão”.

A investigação, que se concentrou na região da amígdala do cérebro, onde as memórias do medo são codificadas, mostrou que a persistência da memória aversiva depende de uma anomalia na sinalização, medida pelos atores envolvidos na comunicação do sistema nervoso central (recetores A2A).

Confrontados com esta evidência, a equipa de investigadores do CNC e do MIT realizou um conjunto de experiências em ratos, expondo-os a situações negativas num contexto sensorial e espacial.

Num segundo momento, os animais foram separados em dois grupos e submetidos novamente aos eventos causadores de aversão. A um dos grupos foi administrado diariamente um análogo da cafeína que bloqueia os recetores A2A.

Nos ratos que consumiam cafeína observou-se uma "diminuição progressiva da retenção da memória aversiva. Quando colocados no contexto causador do medo, os animais ajustaram o seu comportamento, ou seja, adquiriram uma adaptação positiva", explica Rodrigo Cunha, coordenador do estudo.

Os resultados desta investigação, financiada pelo departamento de Defesa do EUA, podem permitir o desenvolvimento de fármacos capazes de controlar fobias e traumas, evitando a evolução para depressão, doença com maior incidência no mundo ocidental.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview