FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Abraço promove rastreio e prevenção nas praias
quarta-feira, 10 agosto 2016 16:11

A Abraço lançou uma Campanha Nacional de Verão com o objetivo de apelar à realização do teste para o VIH, no Porto e em Lisboa.

 

A ação arrancou no dia 8 de agosto, na praia de Leça da Palmeira, prosseguiu no Aterro (dia 9) e vai continuar em Salgueiros (dia 10), no Edifício Transparente (dia 11) e Matosinhos dia (12).

Em Lisboa, tem início na praia do Guincho (dia 16) e continua nas praias da Duquesa/Conceição (dia17), do Tamariz (dia 18), de Carcavelos (dia 19), do Meco (dia 20), da Fonte da Telha (dia 21), da Morena (dia 22) e de São João (dia 23).

Na prática, vão estar no local equipas para a realização de testes rápidos e distribuição de kits e preservativos. No total, está prevista a distribuição de 10 mil kits (1 preservativo; 1 lubrificante; 1 cartão informativo) e de 6 mil preservativos avulso.

A Abraço também marca presença com uma unidade Móvel onde vão estar técnicos especializados, para esclarecem dúvidas sobre o VIH e infeções sexualmente tansmissíveis (IST). Nesta unidade será possível realizar testes rápidos ao VIH/SIDA, VHB (hepatite B), VHC (hepatite C) e Sífilis, de forma anónima, confidencial e gratuita.

A taxa de novos diagnósticos de VIH/Sida tem vindo a decrescer a nível europeu. Contudo, Portugal apresenta uma das mais elevadas taxas de novos casos de VIH na União Europeia, devido ao diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 50% dos novos diagnósticos sejam realizados apenas 4 a 5 anos após a infeção e que uma em cada três pessoas infetadas pelo VIH/SIDA, em Portugal, desconhece o seu estado serológico.

 

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview