FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Rastreios no ensino pré-escolar podem diminuir o insucesso na aprendizagem
quarta-feira, 10 agosto 2016 16:34

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, realizou rastreios na área da Terapia da Fala e Terapia Ocupacional a 628 crianças do distrito de Bragança, que concluíram o ensino pré-escolar no ano letivo 2015-2016.

 

Este projeto abrangeu cerca de 90% das crianças inscritas nos jardins de infância dos 12 concelhos servidos pela ULS Nordeste, permitindo realizar uma avaliação multidisciplinar que abrange as áreas da fala e linguagem, a motricidade fina (movimentos de precisão, como por exemplo usar um lápis ou uma tesoura) e perceção visual.


Das 628 crianças avaliadas, 154 foram sinalizadas para acompanhamento direto, ou seja, para a consulta de fisiatria e intervenção terapêutica, 201 foram indicadas para acompanhamento indireto e posterior reavaliação e 273 crianças não apresentavam qualquer alteração ao nível do seu desenvolvimento nestas áreas.


Ao nível do acompanhamento direto, 58 crianças apresentavam necessidades de intervenção ao nível da Terapia Ocupacional (motricidade fina e perceção visual), 56 ao nível da Terapia da Fala e 39 apresentavam necessidades de intervenção nas duas áreas.


Estes dados foram apresentados recentemente e revelam algumas dificuldades ao nível do desenvolvimento das crianças, as quais podem contribuir para a diminuição do seu desempenho escolar. Por isso, uma das conclusões mostra que a realização destes rastreios pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação da ULS do Nordeste permite o acompanhamento terapêutico especializado destas crianças, para que possam adquirir atempadamente as competências de que necessitam para terem aproveitamento escolar, colmatando-se assim dificuldades ao nível da aprendizagem e obtendo-se importantes ganhos em saúde.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview