FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Participação no parto pode beneficiar relação entre o pai e o bebé
quarta-feira, 20 março 2013 09:20

artigo uminho logoParticipar no parto pode favorecer o envolvimento emocional do pai com o bebé. Esta é uma conclusão de um estudo da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, baseado numa amostra de 105 portugueses.


A pesquisa, publicada no Journal of Advanced Nursing, teve como objetivo estudar o envolvimento emocional do pai com o bebé, antes e depois do parto. Pretendeu também perceber o impacto da experiência de corte do cordão umbilical na relação de ambos. De acordo com os resultados, o envolvimento emocional tende a aumentar durante a gravidez e sobretudo na sequência imediata do parto, começando a diminuir logo no primeiro mês após o nascimento.

Segundo comunicado da Universidade do Minho, os cuidados iniciais são igualmente fundamentais para beneficiar a confiança e o desempenho do papel paterno e, consequentemente, melhorar a relação entre o pai e o recém-nascido.

As investigadoras da Unidade de Investigação Aplicada em Psicoterapia e Psicopatologia da UMinho Sónia Brandão e Bárbara Figueiredo indicaram, no entanto, que não significa que esta prática deva ser imposta ou seja sempre favorável.

Fonte: Universidade do Minho

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview