"Para quem há muitos anos acompanha o dia-a-dia dos doentes diabéticos, sabemos que esta é uma doença que pesa muito na vida das pessoas", referiu o médico endocrinologista Francisco Carrilho durante a apresentação do produto, afirmando que "este é um dia “grande”, pois começam a realizar-se alguns dos sonhos que nos últimos anos tínhamos criado".
Considerado a grande revolução tecnológica do ano na gestão e controlo da diabetes, este sistema permite que, numa medição de apenas um segundo, a pessoa com diabetes consiga obter informações relevantes sobre o presente (glicemia atual), sobre o passado e o futuro.
Para tal, basta ao doente colocar o sensor no braço e aguardar uma hora. O FreeStyle Libre começa imediatamente a ler a glicose, tratando a informação que recolhe e identificando tendências. O sensor, semelhante a uma moeda de 2 euros, é colocado na parte posterior do braço, e com a duração de até 14 dias tem a capacidade de medir os níveis de glicose intersticial de forma simples, fornecendo resultados instantâneos sobre os valores de glicose, indicadores de tendência e relatórios fáceis de interpretar.
A leitura dos valores da glicose é feita em tempo real, sendo dado o perfil de glicose das oito horas anteriores, possibilitando assim apresentar setas de tendência que permitem evitar e prevenir episódios de hipoglicemia. Esta funcionalidade permite que a pessoa com diabetes antecipe o que acontece nos minutos ou horas seguintes àquela determinação, antecipando e prevenindo episódios de hipoglicemia (glicose baixa), melhorando a sua qualidade de vida.
FreeStyle Libre está clinicamente comprovado para ser usado por pessoas com diabetes a partir dos quatro anos de idade. Saiba mais em www.freestylelibre.pt.