FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Alunos do ensino secundário vão aprender Suporte Básico de Vida
segunda-feira, 19 setembro 2016 10:11

Os Ministérios da Saúde e da Educação assinaram, no passado dia 14 de setembro, um protocolo que vai permitir a formação em Suporte Básico de Vida (SBV) a todos os alunos que frequentem, este ano, o 10.º ano de escolaridade.

 

O objetivo do protocolo é alargar este programa a outros anos de escolaridade e professores de forma a criar condições para que os alunos se tornem “mais autónomos e responsáveis em relação à sua saúde e à saúde de quem os rodeia”.

 

Na cerimónia de assinatura, que decorreu numa escola em Paço D’Arcos (Oeiras), o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, frisou que o protocolo “tira do papel” uma medida destinada a fazer com que os alunos não se limitem a olhar para a Saúde como “uma ida ao médico ou ao hospital”, mas como algo que deve começar em cada um. Trata-se, segundo o ministro da Saúde, de levar a segurança dos cidadãos para a escola: “hoje damos início a um processo que visa alargar a todo o país a capacitação dos professores para transmitirem esse conhecimento”.

 

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sublinhou que a escola tem de ser também um lugar de Saúde e de ter espaço para a Saúde. “Para que ao apelo humano, quando enfrentam uma situação de emergência, possam melhor responder”, afirmou, acrescentando que a educação para a saúde é já uma prática nas escolas portuguesas: “55% das nossas escolas já o fazem, vamos agora fazê-lo de uma forma estruturada”, concluiu.

 

Depois da assinatura do protocolo, foram entregues diplomas aos professores que já receberam a formação necessária por parte do INEM. Houve ainda lugar a demonstrações de SBV, num dos pátios da escola, com a colaboração de uma equipa do INEM.

 

O SBV consiste num conjunto de procedimentos bem definidos e com metodologias padronizadas, que tem por objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer equipamento, manobras que contribuam para a preservação da vida.

 

Saiba mais no site do INEM.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview