FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Infarmed frisa restrições na disponibilização de testes genéticos
quarta-feira, 20 março 2013 14:58

artigo GENETICOSO Infarmed lançou um alerta sobre restrições à disponibilização de testes genéticos. Através de circular informativa, o instituto informa ser frequente, principalmente através da Internet, o cidadão ser aliciado a saber se sofre de uma série de doenças, com base na análise das características genéticas individuais, através da utilização de testes genéticos.


No documento, o Infarmed explica ainda que estes testes podem ter uma finalidade de diagnóstico ou ser apenas preditivos, o que significa que determinam a predisposição para o desenvolvimento de doenças que até podem nunca se manifestar.

Como os resultados obtidos, quer sejam preditivos ou não, levantam questões éticas, a prescrição e a comunicação dos resultados obtidos tem de ser feita pelo médico, diz o comunicado também divulgado no Portal da Saúde.

De forma a clarificar a população, o Infarmed lançou a campanha "Não confie na sorte, confie no Infarmed". Trata-se de um site onde podem ser consultados os riscos da compra fora dos locais autorizados, modos de compra com segurança, entre outras informações.

Fonte: Portal da Saúde

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview