FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Sexo seguro: está na hora de acabar com os mitos do uso do preservativo
quarta-feira, 28 setembro 2016 10:50

Quais as circunstâncias e os preconceitos que levam os jovens a não praticar sexo seguro? Para descobrir a resposta a esta pergunta, a Durex realizou um estudo internacional ao longo de dois anos. O estudo, que resulta de uma combinação de questionários e entrevistas com jovens, revela que os jovens continuam a demonstrar desconhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez não planeada e atitudes sexuais do sexo oposto.

 

Os jovens sabem que devem usar preservativo cada vez que têm relações mas, na prática, tal nem sempre acontece. Muitos dos inquiridos revelam pouca preocupação relativamente às consequências da prática do sexo inseguro e/ou não têm confiança suficiente para insistir no uso do preservativo, o que significa que muitos correm riscos que eles próprios sabem que não devem correr.

 

Os resultados do estudo mostram que 40% dos jovens sexualmente ativos entre os 16 e os 24 anos admitiram que tiveram sexo com mais do que uma pessoa sem preservativo e 61% concordaram que não costumam pensar em preservativos, até ao momento em que realmente precisam de usar um.

 

Apesar desta tendência comum para correr riscos, apenas 14% dos entrevistados disseram que as DST (não incluindo o VIH/SIDA) são a sua principal preocupação. Menos de um quarto mencionou que a sua maior preocupação no sexo desprotegido é o facto de poder culminar numa gravidez indesejada. Quase metade (48%) acha que contrair o VIH/SIDA não é algo que poderá acontecer no seio do seu grupo de amigos.

 

Face a estes resultados preocupantes, a Durex lançou uma plataforma digital que proporciona aos jovens conselhos reais sobre sexo e relacionamentos. A plataforma inclui conselhos práticos, artigos e vídeos sobre tópicos como: confiança, sexo seguro, DST e gravidez não planeada.

 

A campanha foi lançada com um novo vídeo, que monstra a genuína surpresa entre as raparigas quando estas percebem o que os rapazes realmente dizem sobre sexo e a utilização de preservativo, enquanto pensam que não há raparigas ao redor a ouvi-los. Veja os resultados e surpreenda-se. 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview