FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Um em cada cinco portugueses sofre de anemia
terça-feira, 25 outubro 2016 13:12

Um em cada cinco portugueses sofre de anemia e 84% desconhece sofrer desta condição. Os dados preocupam o Anemia Working Group Portugal (AWGP) -  Associação Portuguesa para o Estudo da Anemia, que alerta a população para a importância do rastreio à anemia como a única forma de reduzir o impacto socioeconómico desta condição.

 

“O cenário no nosso país em relação à anemia é muito preocupante e, ao contrário da estimativa apresentada pela Organização Mundial de Saúde para Portugal, que apontava para 15%, sabemos que um quinto da população sofre deste problema. Mais preocupante ainda é o facto de sabermos que 84% dos portugueses não obteve ainda o diagnóstico de anemia por falta de conhecimento”, revela António Robalo Nunes, presidente do AWGP.

 

Desta forma, “é preciso sensibilizar as pessoas para a importância do rastreio da anemia para aumentarmos o número de casos diagnosticados e, consequentemente, diminuir o subtratamento da patologia e a quantidade de internamentos e hospitalizações associadas”, explica António Robalo Nunes.

 

“A anemia não deve ser desvalorizada e a população deve estar consciente das consequências relacionadas com a falta de tratamento, como, por exemplo, a insuficiência cardíaca devido ao esforço acrescido que o coração requer nesta condição”, alerta.

 

A este propósito, entre os dias 4 e 6 de novembro, o AWGP vai participar na Check-Up, Dia Nacional do Rastreio, ao realizar rastreios gratuitos aos portugueses nas estações ferroviárias da Gare do Oriente e Campanhã. A iniciativa vai contar com a participação de várias sociedades médicas e associações de doentes de todo o país e permitir, num único local, a realização de rastreios a várias especialidades médicas. 

 

A anemia é uma situação clínica que resulta da diminuição do número de eritrócitos (glóbulos vermelhos) no sangue, ou do conteúdo de hemoglobina para valores inferiores aos considerados normais para a idade, sexo e etapa de crescimento. A maior parte dos casos de anemia ocorre por deficiência de ferro. O ferro absorvido na alimentação é usado para a produção da hemoglobina dos eritrócitos e permite o transporte do oxigénio, necessário ao funcionamento das células do organismo.

 

O Anemia Working Group Portugal entregou já na Assembleia da República uma petição, na qual foram reunidas mais de 4.500 assinaturas, para implementar o 26 de novembro como o Dia Nacional da Anemia.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview