FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Sociedade Portuguesa de Cardiologia relembra o poder da prevenção do AVC
sexta-feira, 28 outubro 2016 12:58

Em Portugal, cerca de seis pessoas sofrem um acidente vascular cerebral (AVC) por hora, dos quais três culminam em óbito.

 

De acordo com as estatísticas, no seguimento de um primeiro evento a probabilidade de recorrência aumenta e, por esta razão, a prevenção destes incidentes assume um foco central.

 

Assim, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia aconselha:
- Manutenção de uma alimentação saudável – cinco a seis 6 refeições diárias, de menores proporções, redução do consumo de gorduras saturadas, açúcares e sal. Este condimento poderá ser substituído por outras ervas aromáticas;
- Prática de exercício físico – O sedentarismo é um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares;
- Monitorização do desempenho cardiovascular – Os níveis de colesterol total devem ser mantidos abaixo de 190mg/dL, e os valores da pressão arterial devem ser controlados com uma pressão sistólica (a máxima) inferior a 130 mmHg, e a pressão diastólica (a mínima) deve ser menor que 85mmHg;
- Deixar de Fumar - Um ex-fumador reduz em 50% o risco de sofrer uma doença cardiovascular;
- Limitação do consumo alcoólico.

 

Nas palavras do Dr. Miguel Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, "um acidente vascular cerebral, pela sua mortalidade e sequelas residuais pode ter consequências devastadoras para quem o sofre e para a sua família, Ninguém pode ficar insensível e não se envolver na sua prevenção".

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview