FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Diabetes: Dia Mundial de olhos postos no rastreio
quarta-feira, 09 novembro 2016 12:14
No Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vai avaliar os olhos de pessoas com diabetes na Praça Luís de Camões, em Lisboa.

 

Este ano, o foco do Dia Mundial da Diabetes está centrado na retinopatia diabética (RD) e na importância de diagnosticar precocemente esta manifestação oftalmológica da diabetes, que constitui uma das principais causas de perda grave de visão a nível mundial. Na causa da retinopatia diabética, que é umas das mais graves complicações crónicas da diabetes, está o aumento dos níveis de açúcar no sangue, que provoca alterações nos pequenos vasos sanguíneos da retina, no interior do olho.

 

O primeiro estudo epidemiológico no país sobre a retinopatia diabética, realizado por especialistas da APDP, examinou recentemente mais de 52 mil pessoas com diabetes e concluiu que 16,3% sofrem da doença que é a principal causa de cegueira na população ativa. Os resultados deste estudo permitem ainda perceber a necessidade de generalizar os rastreios por todo o país, de forma a contribuir para baixar em 30% o número de casos de cegueira por diabetes.

 

Como explica João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, ter “hábitos de vida saudável são o pilar de prevenção da diabetes. Estes hábitos, associados ao tratamento precoce e adequado da diabetes permitem travar o aparecimento e a progressão da retinopatia diabética, pelo que é fundamental reforçar o alerta na população. Há dois milhões de pessoas que podem evitar vir a ter diabetes: pessoas que têm excesso de peso, vida sedentária, hipertensão arterial, pessoas com diabetes na família. É imperativo que estas pessoas sejam identificadas, com o intuito de travar a diabetes, a incidência de complicações graves, e os custos económicos associados”.

 

Neste sentido, a APDP vai promover durante o mês de novembro diversas iniciativas de rastreio, de incentivo à atividade física e de discussão da diabetes.

 

Conheça as iniciativas em que a APDP estará presente em novembro, mês da diabetes:

 

 

12 a 14 de novembro - Iluminação de vários monumentos da cidade de Lisboa a azul;

 

14 de novembro - Rastreio da APDP à retinopatia diabética, na Praça Luís de Camões;

 

26 de novembro - Festa Da Diabetes 90 anos APDP, no Complexo Desportivo do Casal Vistoso, no Areeiro, em Lisboa. 

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview