FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Mundial da Diabetes: Associação Portuguesa de Podologia promove hábitos de vida saudáveis
segunda-feira, 14 novembro 2016 10:42
No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala hoje, dia 14 de novembro, a Associação Portuguesa de Podologia (APP) promove, em parceria com o Lions Clube de Braga e o Hospital de Braga, várias atividades que pretendem sensibilizar a população para esta doença e promover hábitos de vida saudáveis, bem como angariar dois mil euros que reverterão a favor da Associação dos Diabéticos do Minho.

 

Com foco na cidade de Braga, estas iniciativas são compostas por atividades físicas e de educação na área do pé diabético. Neste sentido, o Hospital de Braga vai incentivar os seus utentes e colaboradores a, durante todo o dia, fazerem quilómetros para vencer a diabetes. Para isso, serão disponibilizadas, entre as 10h00 e as 16h00, duas bicicletas e uma passadeira.

 

Ao final do dia, o Lions Clube de Braga organiza uma corrida e caminhada pela diabetes com um percurso de sete quilómetros, que tem início marcado para as 20h00 no Centro Histórico de Braga, junto à Arcada, onde a APP promove rastreios ao pé.

 

“É importante mudar o paradigma da incidência desta doença em Portugal e essa mudança tem de passar pela sensibilização mas também pela promoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a prática de exercício físico”, explica Manuel Portela, presidente da Associação Portuguesa de Podologia. “Em Portugal a Diabetes Mellitus atinge mais de 13% da população e é considerada a epidemia do século XXI com graves repercussões na qualidade de vida e com implicações sérias na morbilidade e mortalidade populacional”, conclui.

 

Estima-se que, atualmente, a população mundial com diabetes ronde as 382 milhões de pessoas e que, em 2035, este número aumente para 471 milhões. Cerca de 80% desses doentes com Diabetes Mellitus vivem em países em desenvolvimento onde a epidemia tem maior intensidade, com crescente proporção de pessoas afetadas em grupos etários mais jovens.

 

As doenças cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio e a falta de vascularização do coração, o acidente vascular cerebral e a falta de vascularização do cérebro, e a doença arterial periférica e a falta de circulação dos membros, são a principal causa de morte nas pessoas com diabetes (50% dos casos), em particular na diabetes tipo 2.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview