FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Medo de cirurgia à coluna continua a distanciar doentes de tratamento
terça-feira, 15 novembro 2016 11:57

As dores nas costas são a principal causa de consultas médicas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Ainda assim, o medo da operação à coluna continua a distanciar os doentes do tratamento e a influenciar a sua qualidade de vida.

 

A campanha “Olhe Pelas Suas Costas” pretende esclarecer os portugueses relativamente aos mitos sobre a cirurgia da coluna, reforçando a importância desta para um aumento da qualidade de vida. O coordenador desta campanha, Paulo Pereira, afirma que as pessoas evitam estas cirurgias porque desconhecem a realidade dos novos procedimentos, com riscos reduzidos de complicações e que podem devolver aos doentes a sua mobilidade e funcionalidade.

 

O médico explica que “as técnicas atualmente disponíveis, nomeadamente as minimamente invasivas, distanciam-se bastante do conceito convencional – e enraizado em grande parte da população – sobre cirurgia da coluna e apresentam diversos benefícios para o doente, nomeadamente, menos dor no pós-operatório, menor tempo de internamento e um regresso mais rápido à vida ativa”.

 

É frequente haver doentes que, por recusarem sistematicamente a cirurgia, agravam o seu estado de Saúde e perdem a capacidade de realizar tarefas anteriormente consideradas simples “e é preciso esclarecer estes doentes. Importa que saibam que a cirurgia da coluna é hoje diferente do que era há décadas atrás, com menor risco de complicações e maior previsibilidade em termos de resultados favoráveis”, reforça Paulo Pereira.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview