FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Mundial do Não Fumador: conheça os benefícios de não fumar
quinta-feira, 17 novembro 2016 10:58
Sabia que o tabagismo diminui em 10 anos a esperança média de vida? Em cada 100 portugueses, 25 são fumadores, o que significa que um quarto dos portugueses fuma e, por isso, o tabagismo representa o fator de risco responsável por 30% da mortalidade por doenças cardiovasculares, em Portugal.

 

No Dia Mundial do Não Fumador, que se assinala hoje, dia 17 de novembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) saúda aqueles que se abstêm da prática deste hábito e apela aos fumadores a fazê-lo em locais em que não prejudiquem os não fumadores. O hábito de fumar prejudica não só os que fumam mas também os fumadores passivos, nomeadamente as crianças.

 

Se não fuma, então pode considerar-se em vantagem! Os não fumadores apresentam uma menor prevalência dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares, nomeadamente, hipertensão arterial, tolerância ao esforço reduzida, promoção da coagulação sanguínea, e redução dos níveis de colesterol HDL (vulgarmente designado por colesterol bom).

 

Os efeitos do tabaco no sistema cardiovascular são muito nocivos e promovem a perda de elasticidade das paredes arteriais, pela acumulação de placas de colesterol no interior das artérias. Esta obstrução resulta numa diminuição do volume da irrigação sanguínea. Este fenómeno está, também, associado a um aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC) e enfarte do miocárdio (EM).

 

Assim, neste dia, a SPC relembra os benefícios de não fumar:

 

- Oxigenação adequada do seu organismo mesmo em situação de esforço físico;
- Maior tolerância ao esforço, com aparecimento mais tardio de cansaço ou de falta de ar;
- Maior energia e vitalidade;
- Menos sintomas respiratórios como tosse matinal, expetoração, pieira e infeções pulmonares;
- Cabelos e pele mais jovens;
- Menos hipótese de cancro da mucosa da boca, lábios, laringe, pulmão e bexiga.

 

Atendendo aos estilos de vida vulgarmente praticados pelos portugueses, onde o contato de jovens com tabaco é comum, a SPC lança o desafio de interromper ou não iniciar hábitos tabágicos. Os que nunca fumaram e os ex-fumadores devem fazer valer os seus direitos e protegerem-se para não serem fumadores passivos.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview