FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
60% dos portugueses não pratica exercício físico
terça, 29 novembro 2016 12:08

A atividade física é um tema muito debatido cuja importância já é vastamente reconhecida nos dias de hoje. Os seus benefícios são extensos mas, ainda assim, a prática desta não atinge os níveis desejados em Portugal. Em resposta a esta situação, a Direção Geral da Saúde apresenta uma proposta para reduzir o sedentarismo.

 

Para além de um bem-estar geral, a prática de exercício físico traz diversos benefícios à Saúde, tais como:

 

- Redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares
- Regulação do peso e da pressão arterial
- Aumento da sensibilidade à insulina
- Melhor controlo da glicémia
- Regulação dos níveis de colesterol
- Melhoria geral do perfil lipídico
- Melhor imunidade
- Melhor qualidade do sono
- Maior capacidade de atenção e memória
- Melhor postura

 

Apesar de todos os benefícios que o exercício físico traz, mais de 60% dos portugueses em idade adulta não apresenta o hábito de praticar algum tipo de desporto. Esta realidade não se verifica apenas a nível nacional, mas também em toda a Europa, com mais de 70% de adolescentes a não atingir as recomendações ao nível da atividade física.

 

Por este motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu que cada país desenvolvesse um conjunto de estratégias de promoção da atividade física. Para além da divulgação da sua importância, criam também condições que permitam a sua realização, independentemente de qualquer condição económica, social ou demográfica.

 

Nesse sentido, em maio, a Direção Geral da Saúde (DGS), em parceria com outros organismos, apresentou uma proposta de “Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-Estar” (ENPAF), que até recentemente se encontrava em fase de discussão pública. Esta estratégia pretende, no prazo de 10 anos, tornar a população portuguesa mais ativa, reduzindo o sedentarismo e o seu impacto na Saúde.

 

Sabia que um sumo natural de laranja e cenoura fornece cerca de 160 calorias? E que esta energia equivale a 44 minutos a jogar voleibol dentro de água ou 29 minutos a limpar a casa?
E uma tosta mista, que fornece cerca de 473 calorias, equivale a 38 minutos a saltar à corda?

 

Saiba mais sobre o valor calórico de alguns alimentos e atividades com gasto calórico equivalente aqui.

 

Fonte: Fundação Portuguesa de Cardiologia

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview