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Saúde
Ansiedade alimentar afeta comemorações natalícias
quarta-feira, 14 dezembro 2016 11:45

As épocas festivas trazem consigo os excessos alimentares e o início de uma “guerra” com a balança para muitos portugueses. Por este motivo, é importante conhecer alternativas saudáveis para a confeção dos tradicionais alimentos mais consumidos nesta época.

 

“Equilíbrio é a palavra de ordem durante as épocas festivas. As pessoas devem tentar manter o equilíbrio entre a vontade e a necessidade de ingerir as tradicionais e deliciosas iguarias. Em momento algum, as pessoas devem deixar que a ansiedade do aumento de peso tire o prazer de comemorar esta época em família e, muitas vezes, é isto que acontece”, explica Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

 

No momento da confeção dos pratos, é possível fazer algumas alterações às receitas tradicionais, como trocar as natas por iogurte, utilizar apenas as claras dos ovos em detrimento dos ovos inteiros, dar prioridade à farinha integral e a alimentos magros e, quando a escolha é carne, optar-se pelo peru. O bacalhau deve ser demolhado entre 24 a 48 horas antes da confeção, para que o seu teor de sódio seja o mais reduzido possível.

 

O tradicional jantar de consoada costuma ser saudável, mas a nutricionista alerta que “é importante não acrescentar gorduras, evitando fritos e molhos como maionese, manteiga ou óleo e dar preferência às ervas aromáticas para temperar, como substituto do sal, e escolher o azeite como gordura”.

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