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Saúde
Uma alimentação saudável pela sua Saúde
segunda-feira, 19 dezembro 2016 12:37

As épocas festivas que se aproximam são a desculpa ideal para cometer excessos alimentares, mas uma alimentação saudável é um elemento fundamental para manter ou melhorar a sua Saúde.

 

Para além de contribuir para o bem-estar geral, dar mais energia e vitalidade, uma alimentação equilibrada ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhora as hipóteses de sobrevivência após um ataque cardíaco, baixa os níveis de colesterol no sangue, ajuda a proteger contra alguns tipos de cancro, entre muitos outros benefícios.

 

Para manter uma alimentação saudável, é necessário encontrar o equilíbrio: vegetais, frutas, hidratos de carbono, como pão de mistura, massa e arroz, lacticínios magros ou meio gordos, mais peixe do que carne, muita água e pouca gordura, sal e açúcar são alguns dos elementos chave para que o equilíbrio esteja presente no seu dia-a-dia.

 

Consumir uma grande variedade de frutas e vegetais - alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes - é essencial à proteção da Saúde.

 

Os peixes gordos, como o salmão, atum, cavala e sardinha, são ricos em ómega 3, um elemento muito importante na área cardiovascular. Estes devem ser consumidos três vezes por semana.

 

O consumo de álcool baixo a moderado (um copo de 1,5dl para as mulheres e dois para os homens) pode ajudar a proteger o coração, mas em excesso afeta gravemente a Saúde.

 

Retirar toda a gordura visível da carne (como a pele das aves e do peixe), cozer ou grelhar os alimentos, utilizar alimentos integrais, optar por legumes em vez de farináceos e condimentar os pratos com ervas secas ou frescas em vez de sal, são alguns dos conselhos simples que ajudam a que tenha uma alimentação mais saudável.

 

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