FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Consumo excessivo de proteína em idade pré-escolar aumenta o risco de obesidade
sexta-feira, 27 janeiro 2017 12:06
Um estudo de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) mostra que a ingestão de proteína na idade pré-escolar (quatro anos) está associada a um maior índice de massa corporal (IMC) aos sete anos de idade.

 

Os resultados sugerem que a idade pré-escolar pode consistir num período sensível adicional, para além dos dois primeiros anos de vida, onde o consumo excessivo de proteína pode aumentar o risco de obesidade mais tarde na vida.

 

Nos rapazes, uma maior ingestão proteica associou-se ainda a maior adiposidade (gordura corporal) e a níveis superiores de insulina. Nestes, também a quantidade e qualidade dos hidratos de carbono (carga glicémica) se associou a maior adiposidade e parece interagir com a ingestão proteica, resultando num aumento do efeito sobre a gordura corporal.

 

Tendo em conta que a idade pré-escolar é um período particularmente relevante para o estabelecimento de preferências e hábitos alimentares, Catarina Durão, uma das investigadoras deste estudo, sublinha que “esta fase da vida pode ser uma oportunidade de excelência para intervir, já que a criança e a sua família podem estar mais abertas à mudança. Sugere-se, assim, que intervenções direcionadas a crianças em idade pré-escolar tenham particular atenção ao conteúdo proteico e carga glicémica da alimentação e não apenas ao valor energético (calorias). Por outras palavras, uma alimentação excessiva em fontes proteicas como lacticínios, carne, produtos açucarados e cereais refinados deve ser evitada”, refere.

 

Na casa ou na escola, a alimentação das crianças deve ser alvo de grande atenção e programada tendo em conta as preferências alimentares, os horários escolares, as atividades extracurriculares e a atividade física praticada. Leia este artigo, que o vai ajudar a organizar as refeições do seu filho.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview