FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dermatite atópica: uma em cada cinco crianças são afetadas
terça-feira, 31 janeiro 2017 11:51
A dermatite atópica é um dos motivos de consulta pediátrica mais frequentes. Pode surgir a partir dos dois meses de idade e afeta a qualidade de vida do bebé ou da crian­ça e da sua família.

 

A dermatite atópica é um problema que afeta a barreira cutânea e que torna a pele extremamente vulnerável e permeável às agressões externas. Os alérgenos penetram com maior facilidade e o sistema imunitário está anormalmente estimulado, desencadeando uma reação inflamatória, que se manifesta sob a forma de períodos de crise extrema de eczema mais ou menos frequentes, com o aparecimento de manchas vermelhas localizadas, que alternam com períodos de remissão.

 

A probabilidade de desenvolver dermatite atópica aumenta em caso de antecedentes familiares, pelo que os pais devem agir desde o nascimento, antes de a doença aparecer. Mas como agir quando a dermatite atópica é diagnosticada? No dia-a-dia, du­rante os períodos com ausência de sintomas, deverá ser aplicado um creme ou bálsamo emoliente, uma a duas vezes por dia no corpo inteiro, de forma a acalmar e a relipidar a pele. Deve renovar-se as aplicações se a pele ficar mais seca. Para a hi­giene, deverá optar-se por cuidados suaves adequados à pele atópica sem fragrância ou sabão. Adicionar o óleo de banho para suavizar e prevenir os efeitos nefastos da água calcária, que seca ainda mais a pele.

 

Durante os períodos de crise, o prurido, o eritema e a inflamação são mais intensos e o médico pode prescrever o tratamento com dermo­corticóides. Como coadjuvante a este tratamento, é recomendada a aplicação de um emoliente em todo o corpo, evitando as lesões, para atenuar o estado de secura da pele. Para além do emoliente, é recomen­dada a utilização de produtos de higiene especificamente adaptados para peles atópicas.

 

Para o ajudar nesta tarefa de cuidar da pele atópica do seu bebé, os especialistas em formulação Mustela desenvolveram a nova gama Stelatopia, com fórmulas especialmente adaptadas para a pele com tendência atópica dos bebés e crianças, associando dois ativos de origem natural patenteados: óleo destilado de girassol e perséose de abacate.

 

A gama Stelatopia é composta por dois produtos de hidratação, o bálsamo emoliente e o creme emoliente, e dois produtos de banho, o óleo de banho e o creme lavante.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview