FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

hospitalcuf descobertas alerta para o perigo da rouquidão
quarta-feira, 03 abril 2013 13:19

artigo cufdescobertas f295aO aparecimento de rouquidão deve ser valorizado, sobretudo se persistir durante mais de duas semanas. Esta é a mensagem que a Unidade de Otorrinolaringologia do hospitalcuf descobertas quer transmitir no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, assinalado dia 16 deste mês.


A rouquidão é uma alteração da voz que pode ter como causa situações desde simples processos inflamatórios, como as laringites agudas, até tumores, passando por doenças neuromusculares ou psicológicos.


Assim, no entender desta unidade hospitalar, a rouquidão deve ser encarada como um sinal de alerta que pode salvar uma vida. No que diz respeito aos fatores de risco são vários, nomeadamente oscilações de temperatura ou sistema de ar condicionado inadequado. Podem também causar rouquidão a utilização da voz durante demasiadas horas, a má respiração e a falta de hidratação.


Existe tratamento para a rouquidão, desde a adequada higiene vocal a terapia da fala ou tratamento específico da lesão das cordas vocais.


Fonte: LPM

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview