FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Escola deve ter papel mais ativo na sensibilização para o cancro
sexta-feira, 03 fevereiro 2017 11:56
Na opinião da maioria dos jovens (72%), a responsabilidade de informar sobre cancro cabe em primeiro lugar à escola, e só depois ao Governo/Direção-Geral da Saúde (62%) e às instituições de Saúde (58%). Estes são novos dados de um inquérito sobre as perceções dos jovens portugueses relativamente ao cancro, que a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) divulga no âmbito do Dia Mundial Contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro.

 

O mesmo estudo revela um outro dado relevante sobre a relação dos jovens portugueses com a doença oncológica. Apenas 12% dos inquiridos têm conhecimento da existência da colonoscopia como rastreio para o cancro do cólon e reto, o tipo de cancro mais frequente em Portugal, com mais de sete mil novos casos todos os anos, e também o mais mortal.

 

“Educar e informar a sociedade sobre a ligação entre estilos de vida e risco de cancro é o primeiro passo para a prevenção efetiva da doença”, explica Gabriela Sousa, presidente da SPO. “Atendendo o aumento da incidência e mortalidade por cancro, é essencial atuar ao nível destes dois componentes: deteção precoce e prevenção”.

 

A presidente da SPO acrescenta que “é com grande preocupação que constatamos que os jovens desconhecem a existência de rastreios para o cancro, uma vez que estes são fundamentais para um diagnóstico precoce da doença e, consequentemente, para potenciar as hipóteses de sobrevivência”.

 

Todos os anos são diagnosticados 40 a 45 mil novos casos de cancro em Portugal e morrem entre 20 a 25 mil doentes oncológicos. Atualmente existem 50% de possibilidades de se desenvolver um cancro ao longo da vida, mas estima-se que a incidência de cancro aumente exponencialmente: mais 70% de novos casos de cancro nas próximas duas décadas.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview