FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Plano Nacional de Prevenção do Suicídio em discussão pública
quinta-feira, 04 abril 2013 11:30

artigo suicidio d9944O Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) 2013-2017 está em discussão pública até ao dia 30 de abril, indica o Portal da Saúde que também informa a forma de participar. O documento inclui condições para uma uniformização da terminologia, uma melhoria no registo dos atos suicidas e, a prazo, uma redução de comportamentos autolesivos e atos suicidas.


O Plano inclui medidas universais, destinadas à população em geral, medidas seletivas para grupos de risco específicos e a Medidas indicadas para indivíduos em elevado risco. Foram elaboradas tendo em conta, entre outros fatores, o impacto do suicídio na saúde pública.


No documento colocado em discussão e inclusive disponibilizado no Portal da Saúde vem referido que o suicídio tem uma taxa de mortalidade global e a nível mundial de 16 por 100 mil habitantes, sendo a 13ª causa de morte, a 3ª no grupo etário dos 15 aos 34 anos e a 2ª nos jovens dos 15 aos 19 anos.


O grupo de peritos nomeados para a elaboração do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, a que a Sociedade Portuguesa de Suicidologia se associou, teve em conta a realidade nacional. Segundo o PNPS, em Portugal, a taxa de suicídios por 10º mil habitantes, em 2010, foi de 10,3 - uma taxa superior à de quaisquer outras mortes violentas, nomeadamente por acidentes de viação e acidentes de trabalho.

 


Fonte: Portal da Saúde

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview