FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Nefrologia: número de transplantes renais diminuiu
segunda-feira, 08 abril 2013 12:54

nefrologia artigo e61edDurante o ano passado foram realizados menos 99 transplantes renais do que em 2011 e menos 144 do que em 2010. No total foram feitos 429 transplantes renais, 47 de dador vivo e 382 de dador cadáver. Estes e muitos outros dados vão ser apresentados durante o Encontro Renal de 2013, que se realiza nos dias 10 a 13 de abril.


A unidade que mais transplantes renais realizou em Portugal foi a do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (119). O Hospital Geral de Santo António foi a unidade que realizou mais transplantes renais de dador vivo (19). O transplante renal foi o primeiro tratamento substitutivo da função renal em 19 doentes. Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica.

Este evento, que terá lugar em Vilamoura, vai integrar o V Congresso Luso-Brasileiro de Nefrologia, bem como o XXVIII Congresso da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação (APEDT).

Vai resultar "num momento de partilha e aproximação entre nefrologistas portugueses, brasileiros e de outros países, bem como uma forma de dar a conhecer e discutir os últimos avanços registados no tratamento das doenças renais e as previsões futuras no que toca à prevalência destas patologias", referiu Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

Fonte: LPM

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview